-
Arquitetos: Corteo Arquitetos
- Área: 351 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Adobe, Artvan Plantas, AutoDesk, Brastemp, Bronpi Lareiras, Deca, Divulg, Ecco Vidros, Elementu´s, Elevato, Essencial Iluminação, Lexxa Bagno, Love It, Master Pisos, Midea do Brasil, Mp Planejados, NR Mármores e Granitos, Portobello Revestimentos, Rssul Esquadrias, Stella Iluminação, +4
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa casa foi pensada para uma família que estava crescendo e queria troca a vida em apartamento, por um lugar mais espaçoso e confortável, onde pudesse desfrutar de mais liberdade e tranquilidade. Um lugar para viver de portas abertas. O terreno com um leve aclive e formato retangular permitia muitas possibilidades. Como ainda não haviam construções vizinhas, e na face leste há uma figueira centenária que foi preservada, optamos por deslocar a casa para a face oeste e aproveitar bem o sol da manhã e especialmente os visuais que a figueira cria, tanto nos ambientes internos como externos.
O programa foi distribuído em dois pavimentos, ficando no térreo toda a área social, serviços e garagem, e no pavimento superior a área intima. Integrando os dois níveis foi criado um pé direito duplo no ambiente de estar que se conecta com a circulação que leva à suíte do casal e cria um visual incrível com a grande janela que se abre para a figueira, e uma estante de dois níveis que abriga a lareira, preenche esse espaço, e enche ele de personalidade. A volumetria da casa se destaca pelo prisma branco do volume superior, que repousa sobre poucos apoios, dando uma sensação de leveza e criando na fachada principal um grande balanço que cobre a garagem e o acesso à residência. No térreo foram utilizados alguns elementos de concreto aparente que estão bem caracterizados como elementos estruturais, e que agregam um ar mais despojado, que se reflete tanto na fachada como nos ambientes internos, onde os móveis foram pensados utilizando esses mesmos conceitos, e que se integram em perfeita harmonia com os tapetes feitos à mão que já estão na família há gerações.
Na área social a atenção vai para a escada que num jogo de volumetria e materialidade se funde, através do guarda-corpo ripado, ao painel do mesmo material que reveste a parede, mostrando na lateral apenas o perfil dos degraus que foram revestidos de basalto. Esse grande ambiente social que mescla espaços internos com amplas varandas e o pátio, foi pensado para família passar muitos momentos juntos... por isso são espaços que permitem cozinhar, comer, ler, trabalhar, brincar, correr e tudo mais que uma família com filhos pequenos e muita alegria gosta de fazer para desfrutar da vida. Poucos materiais, grandes aberturas, formas retas e leves, um ar despojado e muita integração entre interior e exterior, fazem dessa casa o lugar perfeito para as crianças crescerem com uma infância cheia de histórias, e toda família desfrutar de momentos especiais que serão fonte a das mais belas lembranças afetivas.